Com base em teorias lingüísticas e/ou lingüístico-discursivas, as atividades do Grupo têm se voltado para um maior conhecimento das questões envolvidas na aquisição e no funcionamento da linguagem. O fenômeno lingüístico é observado tanto em contextos considerados como de normalidade quanto naqueles considerados como patológicos. Vêm sendo explorados os modos de enunciação falado, escrito e cantado da linguagem. No que se refere à aquisição da linguagem (em seus modos de enunciação falado e escrito), três tipos de preocupação motivam as pesquisas: (1) as bases sócio-históricas e biológicas para esse processo; (2) a emergência de padrões e/ou de regularidades lingüísticas; e (3) os processos dialógicos na atividade discursiva. No que se refere ao funcionamento da linguagem (em seu modo de enunciação cantado), as preocupações se voltam: (1) também para os processos dialógicos da linguagem; e (2) para a integração entre o componente prosódico da linguagem e aspectos musicais de peças do cancioneiro popular brasileiro. Contribuições dessas pesquisas podem ser esperadas no que diz respeito: (1) à promoção do desenvolvimento de linguagem, bem como à prevenção de problemas nessa área do desenvolvimento infantil; (2) à avaliação e à conduta terapêutica de sujeitos com dificuldades de linguagem; (3) ao ensino da escrita e a um melhor entendimento dos chamados problemas de escrita; e (4) ao trabalho com o uso profissional da voz.